Lisossomos - We Bio

Lisossomos

  Organela membranosa, presente em células eucariontes animais, realiza a digestão intracelular. Degrada partículas externas por meio do processo de heterofagia, ou recicla organelas envelhecidas por meio do processo de autofagia. Também realiza a apoptose, processo que consiste na morte celular programada e controlada, extremamente benéfica e importante para a destruição de células cancerígenas, da cauda de girinos e das membranas interdigitais humanas, separando os dedos durante o desenvolvimento fetal. Além disso, pode realizar a autólise, que consiste na autodestruição prejudicial e não programada da célula, por meio do rompimento do lisossomo, decorrência de uma infecção ou lesão.

Estrutura do Lisossomos. imagem meramente ilustrativa.

  Os lisossomos apresentam uma estrutura esférica delimitada por uma membrana lipoproteica. Possuem diversas enzimas que degradam diferentes substâncias: as peptidases, que digerem aminoácidos; as nucleases, que digerem ácidos nucleicos; as lipases, que digerem lipídios, entre outras. Essas enzimas hidrolíticas digerem as substâncias em ambiente ácido, o que não poderia ocorrer no citoplasma celular.

  Portanto, a digestão ocorre dentro dos lisossomos, que possuem pH ácido (aproximadamente 5) e contam com uma camada interna de carboidratos que impede o contato com o ambiente externo, para não prejudicar a célula que possui pH neutro (aproximadamente 7). Para garantir a permanência da acidez interna do lisossomo, este realiza a denominada Bomba de H+, que gasta ATP para trazer H+ para a organela e manter seu interior ácido.

   O Retículo endoplasmático rugoso produz as enzimas presentes no lisossomo, as quais são transformadas em vesículas no Complexo golgiense, que se soltam e originam os lisossomos primários. Estes lisossomos permanecem primários até realizarem a endocitose e digerirem alguma substância. A partir disso, aquilo que foi fagocitado pelo lisossomo se funde a ele e origina o lisossomo secundário(vacúolo digestivo). Após a digestão realizada no lisossomo, ocorre a saída de nutrientes, que são reaproveitados pela célula, e a excreção de resíduos por meio do processo de exocitose, que são destinados ao meio extracelular e que não podem ser reaproveitados pela célula, sendo portanto, um lixo celular.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

MATÉRIA, Toda. Lisossomos. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/lisossomos/. Acesso em: 10 ago. 2020.

MATÉRIA, Toda. Autofagia. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/autofagia/. Acesso em: 10 ago. 2020.

CUNHA, Samuel. LISOSSOMOS E DIGESTÃO CELULAR - Citologia | Biologia com Samuel Cunha. [S. l.], 26 abr. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M3lgeuqmJBE&t=592s. Acesso em: 7 maio 2021.